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Dieta Cetogênica: Emagrecer 5kg em uma semana, funciona mesmo?

A Dieta Cetogênica ficou muito conhecida principalmente pelos resultados que diversas pessoas tiveram, como 5kg em apenas uma semana ou mais, excelente para a redução de medidas.

Ela prioriza o aumento de proteína na alimentação e a redução de carboidratos (de maneira bem restrita).

Mas o que é realmente a dieta cetogênica?

Como funciona?

Seus benefícios?

Principais cuidados a se fazer esse tipo de dieta?

Essas e outras questões que queremos tratar nesse post.

O que é a Dieta Cetogênica?

Dieta Cetogênica e cardápio especial

Em praticamente todas as dietas, você deve equilibrar o consumo de carboidratos, proteínas e etc, tendo como fonte principal, como nem todos somos iguais ou pelo menos com o organismo parecido, isso não é igual quando falamos de dieta cetogênica.

Na dieta cetogênica tudo acontece numa ordem diferente, a intenção é ingerir pouco carboidrato e deixar que o corpo utilize da gordura estocada, acelerando assim a queima de gordura e perda de peso.

A proteína nesse caso é um pouco mais consumida, lembrando, que deve-se ter cuidado no consumo da proteína, pois se ingerida muito além do que o corpo precisa, isso pode resultar em graves problemas de saúde.

Veja os Top 7 alimentos ricos em proteínas para auxiliar na sua dieta

Os principais benefícios dessa dieta

1 – Queima de gordura mais eficaz

No processe normal, o nosso corpo tende utilizar os carboidratos como fonte de energia e estoca aquilo que não for útil naquele momento, quando se faz esse dieta em específico, o que nosso organismo é forçado fazer após a redução de carboidratos, é utilizar a gordura como fonte de energia, tornando assim, muito mais eficaz a perda de peso.

2 – Melhor controle do apetite

Devido a alta ingestão de proteínas, a dieta cetogênica parece inibir o apetite, ao contrário de dietas ricas em carboidratos, que trazem consigo picos de insulina, aumentando o apetite.

3 – Muito útil para hipertrofia

Entre seus diversos benefícios, por ser rica em proteínas, essa dieta ajuda a secar a gordura e auxilia demais no processo de hipertrofia, por causa de seu auxílio na dilatação dos músculos, logo, se tem um ganho de massa muscular e a eliminação de gorduras.

Importante!

Esses são somente alguns dos benefícios, claro, vale lembrar que não se recomenda fazer essa dieta por mais de 2 semanas, é o tipo de dieta que se faz por um determinado período e depois deve haver sim uma pausa, já que a dieta cetônica reduz drasticamente o nível de consumo de carboidratos.

Os carboidratos não muito importantes para o corpo, por esse motivo, essa dieta deve ser feitas no máximo em períodos de 2 semanas e logo após é bom dar uma pausa de 3 a 5 dias pelo menos, para o corpo descansar.

Os carboidratos, são responsáveis por:

  • Fornecer energia ao nosso corpo
  • Equilibrar os níveis de Glicose
  • Função estrutural em nosso corpo

São muitos outros benefícios, por esse motivo, não ultrapasse os limites, respeite seu corpo e terá grandes resultados mantendo sua saúde, ok?

Alimentos que são proibidos durante a dieta

  • Arroz branco, trigo, milho;
  • Açúcar (todos os tipos de açúcar), doces (qualquer tipo)
  • Feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, amendoim torrado;
  • Batata, batata doce, mandioca, salsa
  • Pão francês
  • Figo, ameixa, banana, caqui, ameixa (Geralmente frutas que excedem 20% de carboidratos)
  • Farinha, leite, bolachas, macarrão, qualquer tipo de massa, mel, refrigerante em geral, apresuntado, cenoura, maisena, beterraba, iogurte, achocolatados, pudins, salgados (sim, todo tipo).

Alimentos permitidos

  • Repolho, alface, tomate, couve flor, pimenta, cebola, pepino, brócolis, abobrinha, quiabo, nabo, rabanete, azeitona, pimentão, salsa, escarola, acelga, palmito e jiló;
  • Café, chá de ervas, limonada (sem açúcar), refrigerantes diet sem carboidratos na formulação;
  • Creme de leite, carnes (vaca, peixe, frango e porco), presunto cozido, queijo, nozes, nata.

Indicação de Cardápio para a Dieta Cetogênica 

Importante frisar, caso veja outros nomes como: Dieta do Cetônico ou Dieta Cetônica, trata-se da mesma coisa ok?

Vamos lá ao cardápio saudável

Café da manhã

  • Omelete, pode acrescentar queijo e presunto se quiser, ovos mexidos também é uma boa;
  • Ovos com bacon ou ovos cozidos;
  • Chá gelado ou café (com adoçante);

Almoço

  • Carne (Vaca, porco, frango), peixes ou frutos do mar;
  • Ovos (da mesma maneira do café);
  • Salada de folhas verdes escuras;

Lanche da tarde

  • Café (com adoçante claro rs), chá gelado ou quente, como preferir;
  • Salame;
  • Queijos;

Jantar

  • Saladas;
  • Carnes;
  • Queijos;
  • Ovos;
  • Gelatina diet;

Muito importante dizer, é que nos primeiros dias, você pode ter tonturas, cansaço, desidratação, mau hálito e náuseas. Por isso é muito importante que esteja bem de saúde quando a fizer e também beber muita água, fazendo isso e seguindo tudo sem exageros, a chance de sucesso é muito grande.

Curiosidade

Esse vídeo mostra uma curiosidade sobre essa dieta… Vale a pena dar uma olhada!

Bom, espero que essa dieta te ajude de alguma forma, lembrando que o ideal é e sempre será uma reeducação alimentar, se não você viverá como boa parte daqueles (as) que fazem dieta, efeito sanfona constante.

Indico esse artigo para entender melhor os benefícios de uma reeducação alimentar.

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E também é importante ressaltar a importância de se fazer exercícios físicos, pense que atualmente, mudanças pequenas em sua rotina pode te causar muitos benefícios.

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